LIVRARIA DO GARRAFA

Livros - Submarino.com.br

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

SOLILÓQUIO DO REDENTOR

Daqui te vejo, bela cidade, e não te posso abraçar, pois fizeram-me assim, braços longos e fortes – sem movimentos, porém. Há mais de meio século vejo teus nascentes de ouro, e (estou certo) jamais verei teu poente. É meu ofício aparente contemplar o espelho terno das lagunas e ouvir o ciciar carinhoso das folhagens que me cercam.
Ouço, entretanto, brados e lamentos. Percebo que oram, pedindo milagres, certos de que teus ornamentos saíram de minhas rígidas mãos por vias misteriosas de trindades unitárias. Pois bem, linda cidade, direi que és cândida e simplória. Neste alto me puseram tal testemunha de pedra – julgando que só então ganharias minha visita. Engana-te, doçura tropical. Aqui e em todos os teus lugares, sempre me tiveste atento, pelos olhos de meu Pai. Em vão, me aprisionaram imóvel neste corpo de concreto (ainda que prazeroso, ao apreciar tuas loucuras), velando vales e pântanos. E te garanto, querida, desde as mais remotas conseqüências cósmicas foste suave, doce e curvilínea. Embora ao meu olhar apenas emprestassem a mirada estreita dos edis, sei que és maior do que a tela, e ao romper a moldura pressinto, fervilhante, no quadrante esquerdo, ou palpitando no ocidente, a vida acelerada, onde até dramas mais pobres usam cenários de encanto.
Não suponhas que os cristais do mar e as douradas praias, tão encantadores, me obriguem a desconhecer o que se passa aquém. Não te esqueças que as florestas envolventes, descem às minhas costas, elevam-se adiante e, mesmo em combate obscuro, ainda alimentam nascentes, orlam as encostas e dão colorido aos vales. Pena que não te possa abraçar, toda, das lodosas águas do Caju às penhas do Grumari; da distante Sepetiba aos encantos de Paquetá. Cingir nos concretos braços Leblon, Tijuca e Bangu.
Mas não te preocupes: imóvel que sou, vaga em vigília meu grande espírito, ladeado por atentos centuriões, teus padrinhos seculares: o luso Estácio de Sá e o bravo Sebastião. Junto a eles e aos curumins sacrificados, formarei a coorte de espíritos que pelas ruas olvidadas, nas praças aviltadas, soprará o hálito esquecido da urbanidade.
Daqui te vejo, bela cidade e não te posso abraçar. Se assim me fizeram, braços longos e fortes – sem movimentos, porém – deram a mim coração que a ti aprendeu amar.
Helio Brasil.

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails